Entrevista Exclusiva com o cantor Unha Pintada para Day News


Entrevista Exclusiva com o cantor Unha Pintada para Day News
Foto: Reprodução Facebook/ Unha Pintada

Unha Pintada,

Cantor e compositor.

Criado em julho de 2011, o projeto do cantor unha pintada surgiu de um sonho do trabalhador rural, Aldiran sobrenome, pessoa conhecida em seu povoado barroca, zona rural, do município de Simão Dias, estado de Sergipe, local que é terra natal da banda. O idealizador desse projeto não tinha nenhuma experiência nessa área entretenimento e da música, pois, seu único ofício era a lavoura, no trabalho com a terra. Mas, com fé em seu sonho, aliado com muita determinação e perseverança, iniciou seu percurso para a concretização.
Seu primeiro show foi no povoado brinquinho, na cidade de simão dias/se e a partir daí, o cantor unha pintada começou a ser conhecido, se destacando, com seu estilo próprio, carisma e muito romantismo, começando a conquistar seus primeiros fãs e admiradores.
Atualmente, a banda do cantor unha pintada, possui com uma equipe de 25 profissionais, entre músicos, produção, motoristas, técnicos e auxiliares. Com uma estrutura de luz, led, efeitos especiais e equipamentos os mais modernos disponíveis no mercado, para realizar shows de qualidade, proporcionando assim, uma agenda lotada e constantes nos estados de Sergipe, Bahia e além fronteiras.
Desde as suas primeiras aparições, o cantor unha pintada vem se popularizando e conquistando o público e mais fãs, levando para seus shows, um estilo de arrocha com muito romantismo, mexendo com as emoções dos corações apaixonados, deixando seus refrãos na boca do povo.

O cantor Unha Pintada me concedeu uma entrevista exclusiva com direito a podcast (acima da foto). Segue abaixo o nosso bate-papo:

Day News: Quando sairá o DVD da Banda Unha Pintada?

Unha Pintada: "Aí acontece o seguinte: tava tudo programado pra gente gravar um DVD oficial agora no mês de agosto, mas infelizmente com toda essa pandemia, ficou impossível esse ano da gente fazer essa gravação desse DVD. Então eu acho que a gravação do DVD vai ficar pro ano que vem".

DN: Quando começou a cantar?

UP: "Eu comecei a cantar em 2010. Em 2009 comecei a estudar violão, teclado, essas coisas, e 2010 eu comecei a cantar em alguns grupos aqui regionais, aqui na minha cidade".

DN: Quantos anos já tem a banda Unha Pintada?

UP: "Na verdade muita gente chama de banda Unha Pintada, mas o nome correto é cantor Unha Pintada, porque Unha Pintada é o meu nome artístico, não é o nome da banda entendeu?! Mas vamos lá! Esse ano agora no mês de julho eu faço 9 anos de carreira, comecei em 2011 o projeto Unha Pintada".

DN: Como surgiu a banda Unha Pintada? E como deu origem a esse nome?

UP: "Na verdade como já falei, surgiu em 2011, mês de julho, eu tive essa ideia de formar um grupo musical e a origem do nome é porque a galera do colégio já me conhecia como Unha Pintada né, meu nome de batismo é Aldiran, mas a galera me apelidou como Unha Pintada por causa das minhas unhas pintadas né, eu sempre pinto de preto, desde a época do colégio, mesmo antes da música, de começar a cantar. Então devido ao meu apelido, como eu formei meu grupo, ia cantar para os meus próprios colegas que ia pras festas. Então como eu já estava conhecido pra eles como unha pintada, eu resolvi deixar como unha pintada mesmo. No início foi muita zoação, a galera tirava onda e tudo, mas graças a Deus foi devido a essa curiosidade né, que fui conquistando pouco as pessoas e tornei esse sucesso, que graças a Deus, Deus vem me abençoando e eu venho crescendo cada vez mais".

DN: Como é lidar com o sucesso e o carinho do público?

UP: "Vamos lá! Lidar com o sucesso é um pouco complicado, tem que ter muita maturidade, muita responsabilidade, tomar cuidado com determinadas situações. Eu mesmo peço muita proteção divina, faço minhas orações e peço a Deus que me proteja e me dê sabedoria pra lidar com todo esse ramo da música, com o sucesso. E o carinho do público eu agradeço imensamente, eu tento lidar com muito respeito, respeito todos que gostam do meu trabalho, e que vai aos meus shows. Eu acho que tudo começa através do respeito, então procuro respeitar eles, assim como eles me respeitam".

DN: Como faz para conciliar a vida profissional com a pessoal?

UP: "Vamos lá! Na verdade como eu acabei de falar né. Eu faço muitas orações, peço a Deus que me dê sabedoria, me proteja, entendeu?!. Sou fiel a minha família né. Então eu procuro ser mais família, ter responsabilidade, tô trabalhando pra sustentar minha família, minha casa, meus filhos e minha esposa. E meus fãs respeito muito, trabalho pra eles, entendeu?!. E peço a Deus pra agir nas minhas ações pra tá me protegendo nessa conciliação, entre vida pessoal e profissional. Unha Pintada é Unha Pintada, Aldiran é Aldiran, mas Aldiran é Unha Pintada e Unha Pintada é Aldiran, então tem que ter todo esse jogo de cintura pra não ficar um atrapalhando o outro".

DN: O que a música representa para sua vida?

UP: "Na verdade a música representa hoje meu sustento, o sustento de minha família, meus familiares, a música representa alegria né, acalento na verdade e eu acho que é isso, a música trouxe muitas realizações e sonhos que eu tinha na vida. Então eu agradeço imensamente a Deus por ter me dado esse presente, esse dom de cantar, de compor. O que a música representa é isso, é meu sustento, principalmente hoje, é meu sustento".

DN: Quem sempre te apoiou a seguir na música?

UP: "Na verdade quem sempre me apoiou, quem mais acreditou nesse projeto do Unha Pintada, eu como cantor, quem mais acreditou foi meu irmão Aldene, quem primeiro acreditou e quem mais acreditou, ele que praticamente abaixo de Deus o projeto Unha Pintada é dele, não é nem meu, foi ele que acreditou em tudo isso, entendeu?!. Eu, o restante da minha família, a gente foi se convencendo né, que podia dar certo, mas quem mais acreditou e quem mais me apoiou, quem mais incentivou foi meu irmão Aldene mesmo".

DN: Pretende gravar um CD com músicas inéditas?

UP: "Ola só, por enquanto eu não pretendo não gravar só com músicas inéditas, porque na verdade meu repertório hoje é baseado no que todos os fãs me mandam, entendeu?". É pedido dos fãs, e as músicas que agregam ao meu CD, aos meus shows ao vivo, são pedidos dos fãs. Então eu pretendo gravar um CD religioso e um CD com músicas antigas populares que eu gosto, tipo Zezé Di Camargo, tipo Barrerito, tipo Amado Batista, essas pessoas".

DN: O que te inspira para criar as canções?

UP: "Vamos lá! Geralmente, as músicas de minha autoria sempre relatam histórias verdadeiras que aconteceu comigo, com alguém da minha família ou com alguns amigos, eu não faço música em vão, eu não sou desses compositores que conseguem fazer música a qualquer momento, a qualquer hora sem parar um minuto, pra pegar um violão ou um teclado, sei lá, um instrumento e já fazer música, eu não sou desse jeito, eu preciso ouvir algum relato de alguma coisa pra fazer música".

DN: Qual o critério pra escolher o repertório de shows? Como funciona?

UP: "Acabei de responder na última pergunta aí, meu repertório sempre quem escolhe são meus fãs, eles que mandam a solicitação de música: "Unha coloque essa música!", "Cante essa música!", e eu vou agregando tudo que eles me pedem, vou fazendo a seleção de todas as músicas que são muitas, são milhares de músicas que a galera mandam pra mim, então eu faço uma peneira, eu faço uma seleção junto com a equipe e a gente monta o repertório, tanto para show, como para CD. É desse jeito, povo manda pra mim e eu monto o repertório".

DN: Qual foi ou qual é a maior dificuldade para manter-se na música?

UP: "Eu creio que a maior dificuldade é porque existe muita maldade na música, a música não é só o encanto que muita gente ver lá em cima do palco, que muita gente ver nas redes sociais, entendeu, que muita gente ver na televisão, não é só aquilo, existe muita falsidade, muita maldade né. Então eu creio que a maior dificuldade para se manter na música é isso, tem que ter muita sabedoria, sangue de barata, tem que relevar muita coisa, entendeu, pra se manter na música porque se for pavio curto, se for um pouco nervoso, se não tiver sabedoria arruma logo uma briga, arruma uma confusão com muita gente né. Então caba saindo fora, acaba se queimando, eu tenho uma teoria comigo né, minha maneira de trabalhar é o seguinte: quem quiser falar de mim que fale, eu prefiro ficar calado, eu não vou dar audiência pra aquelas pessoas que querem se aparecer, a verdade é essa, tem gente que quer fazer uma polêmica só pra se aparecer e eu não dou essa vantagem, eu prefiro ficar calado, então uma das maiores dificuldades de se manter na música é isso, é o convívio com pessoa, é complicado".

DN: Como surgiu o termo gostosinho?

UP: "Na verdade, esse termo gostosinho surgiu através dos fãs também, algumas meninas, até alguns meninos também, porque eu sou pequenininho, tenho apenas 1m61cm, então sou baixinho, então a galera batizou isso, como gostosinho. "Eita! Hoje vai ter show do gostosinho!", essas coisas entendeu?!. Então os próprios fãs que batizaram, se eu fosse grandão eu era o gostosão, mas como eu sou baixinho a galera batizou como gostosinho (risos)".

DN: Quais são os planos para o futuro? Alguma novidade exclusiva que possa passar para Day News?

UP: "É o seguinte, infelizmente toda essa pandemia a gente que trabalha com a música, entretenimento, eventos, essas coisas, a gente não tem nenhuma luz pra dizer aos fãs quando a gente volta a trabalhar, quando a gente volta com os shows entendeu, então não adianta nem projetar nada, que a gente não sabe quando é que volta, entendeu?". Então fica complicado, se eu tivesse alguma ideia, algum projeto eu falava pra vocês, igual eu falei, a gente tava projetando pra gravar um DVD esse ano, mas infelizmente não vai rolar mais, que ninguém sabe se esse ano ainda vai ter show, se ainda vai ter evento, tá muito complicado. Então por enquanto eu não posso adiantar porque não tem, não tem projeto, não tem novidade, a gente vai continuar gravando lives, gravando CD novo, atualizando sempre, gravando clipes também pra galera, pra ter conteúdo, pra assistir, pra curtir".

DN: Você é muito religioso? Como é sua conexão com Deus?

UP: "Deus é tudo, Deus em primeiro lugar, todo esse meu trabalho, todo esse.. vamos dizer, sucesso, é dom de Deus, é por causa de Deus, é Deus que quer. Projeto Unha Pintada é de Deus, entrego sempre a Deus nas minhas orações, meu projeto, meu trabalho, minha equipe, meus fãs, contratantes, as pessoas que me divulgam, sempre eu coloco nas mãos de Deus minha família né, o meu dom, a minha voz. Então o meu elo com Deus é desse jeito, o ser humano é muito falho, eu queria ser perfeito, mas não consigo, mas eu acho que tudo é de Deus, tudo é pra Deus, tudo vai ser de Deus, então eu tenho mais confiança, eu não sou capaz de nada né, quem faz tudo isso acontecer é Deus, eu não, sou apenas um servo, um servo pecador, um falho, Deus que é perfeito".

DN: Por que escolheu o arrocha pra cantar?

UP: "Meu pai tinha, hoje a galera chama de bar, mas antigamente era uma budega, um buteco, butequinho, butequim, lá na zona rural e lá só o que pai colocava pra tocar no bar dele no som era Amado Batista. Na minha adolescência, vinha os caras do arrocha, Pablo, Tayrone, Silvano Salles e muitos outros. Então eu ouvir muito o arrocha, me apaixonei pelo ritmo, pelo estilo e quando eu resolvi montar o meu projto, eu não cantava só arrocha, eu cantava brega, eu cantava forró, cantava pisadinha, cantava forró de vaquejada, cantava lambada, mas chegou um determinado tempo da minha carreira que eu quis ficar exclusivamente cantor de arrocha. Meu novo projeto foi em 2015, eu coloquei na mente que eu ia cantar só arrocha, então graças a Deus, eu só aderir o arrocha e graças a Deus de lá pra cá, a minha carreira cresceu ainda mais, só tenho que agradecer".

DN: Qual foi a sua maior conquista na música?

UP: "A minha maior conquista na música foi ir pra um programa de televisão nacional, o programa Buteco do Ratinho, e chegar lá e falar que sou da zona rural do povoado Barroca, da cidade de Simão Dias, do estado de Sergipe, essa foi a minha maior conquista, foi esse ano no mês de março, eu tive a grande alegria de participar do programa do Ratinho, Buteco do Ratinho, e a hora que ele me perguntou a minha origem, que falou, eu enchi a boca pra falar que eu era da zona rural, eu era do povoado Barroca, aquilo ali pra mim foi a maior felicidade de toda a minha carreira".

DN: Quais artistas deseja fazer parceria musical?

UP: "Eu já fiz algumas parcerias musicais com alguns artistas e eu pretendo sim, eu tenho esse sonho de realizar que é gravar uma música junto com Zezé Di Camargo, Amado Batista, eu tenho essa grande vontade de gravar com esses dois artistas aí".

DN: Existe alguma possibilidade de feat ou projeto com a cantora Priscila Senna - A Musa?

UP: "Existe sim, a gente se encontrou em um show lá na cidade da Bahia, ela tava num evento também cantando um show dela, então a gente dividiu palco, ela cantou primeiro, depois eu cantei e a gente se falou, se encontrou no camarim e a gente combinou de gravar uma música juntos né, eu vou até preparar essa música, escolher bem escolhido uma música inédita pra gente gravar juntos pra galera curtir aí, tenho certeza que vai ficar muito top".

Postar um comentário

0 Comentários